sábado, 8 de março de 2014

Oração

Sequencia da postagem “Eucaristia”
A Oração
            33. O quinto meio e o mais necessário para a vida espiritual e para se ter o amor a Jesus Cristo, é a Oração.
            Em primeiro lugar, Deus nos faz conhecer, por este meio, o grande amor que nos tem. Que maior prova de amizade uma pessoa pode dar a seu amigo do que lhe dizer: pede-me o que quiseres e de mim receberás? Ora, é justamente isso que o Senhor nos diz: “Pedi e vos será dado, buscai e achareis” Lucas11, 9. Por isso mesmo, a oração se torna poderosa junto de Deus para nos alcançar todos os bens. A oração tudo pode, quem reza alcança de Deus o que quer.
“Bendito seja Deus que não rejeitou minha oração,
nem retirou de mim sua misericórdia” Sl 62,20
- S.Agostinho: Quando percebes que não te falta a oração, fica sossegado, pois a misericórdia de Deus não te faltará.
- S.João Crisóstomo: “Sempre se alcança, até mesmo enquanto estamos rezando”. Quando pedimos ao Senhor, já antes de terminarmos de pedir, ele nos dá a graça que suplicamos.
- Se, portanto, somos pobres, queixemo-nos só de nós mesmos.
- Somos pobres porque assim o queremos e por isso não merecemos compaixão. Que compaixão pode merecer um mendigo que, tendo um patrão muito rico e disposto a lhe dar tudo, contanto que peça, prefere ficar na sua miséria só para não pedir o que lhe é necessário?
- Deus está pronto a enriquecer todos os que lhe pedem:
“Rico para todos que o invocam” Rm 10,12

            34. A prece humilde consegue tudo de Deus. Saibamos também que ela nos é útil e mesmo necessária para nossa salvação. Para vencermos as tentações temos necessidade absoluta da ajuda de Deus. Algumas vezes, em tentações mais fortes, a graça suficiente que Deus não nega a ninguém, poderia bastar para resistirmos ao pecado. Mas, devido as nossas más tendências, ela não nos bastará; necessitamos então de uma graça especial. Quem reza, alcança esta graça; quem não reza, não a consegue e se perde.
            Tratando-se particularmente da graça da perseverança final, isto é, de morrer na amizade de Deus, o que é absolutamente necessário para a nossa salvação, do contrário estaremos para sempre perdidos, esta graça Deus não a dá senão a quem pede. Este é um dos motivos porque muitos não se salvam, pois são poucos os que cuidam de pedir a Deus a graça da perseverança final.

Rezar sempre
35. Resumindo, a oração é necessária não só por necessidade de preceito, mas ainda por necessidade de meio. Isto quer dizer: quem não reza, é impossível que se salve. A razão é que não podemos alcançar a salvação sem o auxilio da graça de Deus e Deus só dá esta graça a quem lhe pede. Sendo contínuas as tentações e os perigos de perdermos a amizade de Deus, contínuas também devem ser as nossas orações.
- S.Tomáz: A oração contínua é necessária ao homem. Para entrar no céu. No momento em que deixarmos de nos recomendar a Deus, o demônio nos vencerá.
            Embora a graça da perseverança final não possa se merecida por nós, como ensina o Concilio de Trento, contudo pode-se merecê-la de certo modo com a oração.
- S.Gregório: O Senhor quer nos dar suas graças, mas quer que as peçamos; que até mesmo ser importunado e como que constrangido com nossas orações.
- S.Maria Madalena Pazzi: Quando pedimos as graças de Deus, ele não só nos atende, mas de certo modo nos agradece. Sim, porque sendo Deus a bondade infinita, DESEJA comunicar-se com as pessoas tendo, por assim dizer, um DESEJO enorme de distribuir seus bens; mas ele quer que peçamos. Por isso, quando uma pessoa lhe pede, é tanto o seu prazer que de certo modo se vê obrigado a agradecer.
            36. Portanto, se queremos permanecer na amizade de Deus até a morte, precisamos sempre nos fazer mendigos e ter a boca aberta para pedir a Deus que nos ajuda, repetindo sempre:
“Meu Jesus, misericórdia! Não permitais que eu me separe de vós.
Meu Deus, ajudai-me, socorrei-me”
- A oração frequente dos antigos monges do deserto era: “Senhor atendei as minhas preces, vinde depressa em meu auxilio” Senhor, ajudai-me depressa, porque se demorardes, eu cairei na desgraça e me perderei.
- É preciso fazer assim principalmente nos momentos de tentações. Quem não faz assim, está perdido!

Confiança na oração
            37. Tenhamos grande fé na oração: Deus prometeu atender aquele que lhe pede: “Pedi e recebereis” Jo16,24. Por que vamos duvidar, se o Senhor se obrigou com sua promessa e ele não pode faltar à promessa de nos conceder a graça que lhe pedimos?.
- Quando recorremos a Deus, tenhamos plena confiança de que Deus nos atenderá e alcançaremos aquilo que queremos. “Tudo o que pedirdes na oração, crede que o recebereis, e ser-vos-á dado” Mc 11,24.

            38. Mas alguém poderá dizer:
- Sou um pecador, não mereço ser ouvido.
- Mas Jesus é que disse “Todo aquele que pede, recebe” Lc11,10 seja justo ou pecador.
- S.Tomás diz que a força da oração para obtermos a graça, não vem dos nossos méritos mas da misericórdia de Deus que prometeu ouvir aquele que lhe pede. Nosso Salvador para nos tirar todo receio quando rezamos, nos diz: “Em verdade, em verdade vos digo, o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará” Jo16,23 É como se dissesse: Pecadores, não tendes merecimentos para ganhar as graças. Fazei assim, quando DESEJARDES as graças: pedi ao meu Pai em meu nome, isto é, pelos meus merecimentos e pelo amor; pedi quanto quiserdes e vos será dado.
- Notemos a expressão “em meu nome”, isto é, em nome do Salvador. Por isso tudo que pedimos deve ser graças referentes a nossa salvação; é bom reparar que a promessa não se refere a bens temporais. Os bens temporais, quando são úteis a salvação eterna, ele nos concede, mas quando não são, ele nos nega. Pedindo bens temporais, lembremo-nos de pedi-los com a condição de que sejam uteis a nossa alma. Quando são graças espirituais, então não existem condições, mas confiança e confiança infalível.
- Podemos dizer: “Pai eterno, em nome de Jesus Cristo, livrai-me desta tentação e dai-me a santa perseverança, dai-me vosso amor, dai-me o céu”
- Todas estas graças podemos pedi-las a Jesus Cristo em seu nome, isto é, pelos méritos, pois aqui existe a promessa de Jesus:
“Tudo que pedirdes a meu Pai em meu nome, eu o farei”
- Quando rezamos a Deus, não nos esqueçamos de nos recomendar a dispensadora das graças. Maria.
- Deus é quem dá as graças, mas é pelas mãos de Maria que ele as dá.
- S.Bernardo: “Busquemos as graças e busquemo-las por meio de Maria, porque o que ela procura para nós, sempre acha; nada lhe pode ser recusado”
- Se Maria pede também por nós, estamos seguros, porque as orações de Maria são todas ouvidas e nunca rejeitadas.
 A Prática de amor a Jesus Cristo Cap VIII– Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário