sexta-feira, 28 de março de 2014

Humildade (Santo Afonso)

Quem ama a Jesus Cristo não se envaidece de suas qualidades
1. O orgulhoso é como um balão cheio de vento que se sente grande diante de si mesmo. Na verdade, toda a sua grandeza se reduz a um pouco de ar que se esvai rapidamente, quando o balão se rompe.
- Quem ama a Deus é verdadeiramente humilde. Não se orgulha vendo em si algumas boas qualidades. Sabe que tudo quanto possui é dom de Deus; de seu, só tem o nada e o pecado. Por isso, conhecendo os dons concedidos por Deus, mais se humilha, sentindo-se indigno e tão favorecido por Deus.

            2. S.Tereza falando das graças especiais concedidas a ela por Deus, diz: “Deus faz comigo como se faz com uma casa prestes a cair, sustenta-as com escoras.”
- Quando alguém recebe uma visita de Deus, sentindo em si a força extraordinária do amor divino que o leva até a emoção e a uma grande ternura de coração, não se julgue favorecido ou recompensado pelo Senhor por ter feito alguma obra boa. Humilha-se ainda mais, entendendo que Deus acaricia, para que não o abandone. Mas se tais graças lhe inspiram alguma vaidade, sentindo-se mais favorecido porque é mais fiel a Deus do que os outros, tal defeito fará com que Deus o prive de suas graças. Para conservar uma casa, duas são as coisas mais necessárias: o alicerce e o telhado. Na casa da nossa santificação, o alicerce é a humildade, reconhecendo que nada somos e nada podemos. O telhado é a proteção de Deus na qual unicamente devemos confiar.

            3. Quando nos vemos mais favorecidos por Deus, ais devemos ser humildes. Quando S.Tereza recebia uma graça procurava pôr diante de seus olhos todas as suas faltas e assim o Senhor mais se unia a ela. Quanto mais uma pessoa se acha indigna de graças, mais Deus a enriquece delas.
- S.Taís era uma pecadora e depois se tornou uma santa. Humilhava-se tanto na presença de Deus, julgando-se até indigna de dizer: “Meu Criador, tende piedade de mim” .
- S.Jerônimo diz ter visto um lugar especial no céu para ela por tal humildade.

- Um caso semelhante se lê na vida de S.Margarida de Cortona: Sentindo com ternura o amor de Deus, dizia: “Senhor, já esquecestes do que eu fui? Como me pagais com favores a tantas ofensas que vos fiz?”
- Deus então a fez sentir que, quando uma pessoa o ama e se arrepende de coração por tê-lo ofendido, ele se esquece das faltas recebidas. “Se no entanto, o homem mau renuncia a todos os seus erros... não lhe será tomada em conta qualquer das faltas cometidas” Como prova disso, mostrou-lhe no céu um lugar glorioso que lhe estava  preparado entre os anjos. Oh, se pudéssemos compreender o valor da humildade! Vale mais um ato de humildade do que a conquista de todas as riquezas do mundo.

Quem ama a Jesus Cristo é humilde
            4. S.Tereza: “Não acrediteis ter progredido na perfeição, se não vos julgardes piores de todos e se não DESEJAIS ser tratados como os últimos.” Assim fazia S.Tereza e todos os outros santos.
- S.Francisco Assis, S.Maria Madalena Pazzi e outros julgavam-se os maiores pecadores do mundo. Admiravam-se de que a terra os sustentasse e não se abrisse debaixo de seus pés. Afirmavam isso com verdadeira sinceridade. Achando-se perto da morte, S.João Ávila, que teve uma vida santa desde a juventude, veio assisti-lo um sacerdote que lhe dizia coisas muitos sublimes, tratando-o como uma grande servo de Deus e  como um grande sábio, o que era de fato. Mas João lhe disse: “Padre, peço-te que recomende a minha alma como se faz a um malfeitor, condenado a morte; porque eu sou isso” É isto o que sentem os santos!

            5. Façamos também assim, se queremos salvar-nos e conservar-nos na graça de Deus até a morte, colocando toda nossa confiança somente em Deus. O soberbo confia nas próprias forças e por isso cai. O humilde, embora seja assaltado pelas mais fortes tentações, resiste e não cai, porque só confia em Deus: “Tudo posso naquele que me conforta” Fl 4,13.
- O demônio ora nos tenta de presunção, ora de desconfiança. Quando ele diz que para nós não há perigo de cair, então temamos mais porque, se por um instante Deus não nos ajuda com sua graça, estamos perdidos. Quando nos tenta a desconfiar, voltemo-nos para Deus e digamo-lhe com grande confiança: “Em vós, Senhor, eu esperei; não seja eu confundido para sempre” Sl30,2. Meu Deus, coloquei em vós minhas esperanças; espero que jamais me veja confuso e afastado de vossa graça. Estes atos de desconfiança em nós e de confiança em Deus, devemos fazê-los até o ultimo momento de nossa vida, pedindo sempre ao Senhor que nos dê sai santa humildade.

O medo de ser humilhado
            6. Para ser humilde não basta ter um baixo conceito de si e da própria fraqueza.
- Tomás Kempis: o verdadeiro humilde é aquele que reconhece seu nada e se alegra nas humilhações. Isso é o que o Senhor nos recomendou fazer, segundo seu exemplo: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” Mt11,29
- Quem diz ser o maior pecador do mundo e fica irritado quando o desprezam, mostra que é humilde da boca para fora, mas não de coração.
- S.Tomás: quando alguém, vendo-se desprezado, fica ressentido, mesmo se fizesse milagres, pode-se ter certeza que está ainda bem longe da perfeição. “A humildade consiste em alegrarmo-nos com tudo o que nos leva a reconhecer nosso nada”. Notemos bem ‘alegrarmo-nos. Se nossos sentimentos se ressentem com os desprezos recebidos, ao menos em nosso espírito devemos nos alegrar.

            7. Como poderá uma pessoa que ama a Jesus Cristo deixar de aceitar os desprezos, vendo seu Deus suportar escarros e tapas como sofreu na sua paixão? “E cuspiram-lhe no rosto, bateram-lhe com murros e deram-lhe tapas”
- Nosso Divino Redentor quis ser representado e exposto sobre os altares, não sob o aspecto glorioso, mas crucificado, para termos sempre diante de nós seus desprezos. Vendo-o assim, os santos também se alegravam quando desprezados na terra. Esta foi a oração de S.João Cruz a jesus Cristo que se lhe apresentava com a cruz as costas: “Senhor, quero padecer e ser desprezado por amor de vós”. Senhor, vendo-vos desprezado por meu amor outra coisa não vos peço, senão me fazerdes sofrer e ser desprezado por amor a vós.

O alicerce da humildade
            8. S.Francisco Sales: “Suportar os desprezos é pedra de toque da humildade e da verdadeira virtude. Uma pessoa que se apresenta como religiosa, reza, comunga frequentemente, jejua, pratica a mortificação, mas que depois não pode suportar uma injúria, uma palavra picante, mostra ser o que?
- Mostra que não passa de um pau oco, sem humildade e sem virtude. E que sabe fazer uma pessoa que ama a Jesus Cristo, se não é capaz de sofrer um desprezo por amor dele, que tanto sofreu por seu amor?
- Tomás kempis: “Já que te aborreces tanto em ser humilhado, é sinal de que não estás morto para o mundo, não tens humildade, não tens Deus como tudo na vida. Quem não tem Deus como tudo, perturba-se com toda a palavra de critica que escuta” Não podemos suportar bofetadas e ferimentos por Deus? Ao menos, suportemos alguma palavra mais dura!


A Prática de amor a Jesus Cristo Cap IX– Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário