sexta-feira, 7 de março de 2014

Eucaristia

Sequencia da postagem “Meditação”
A Eucaristia
            26. O quarto meio para se chegar a perfeição e perseverar na graça de Deus é a comunhão frequente.
- Não se pode fazer nada mais agradável a Jesus Cristo do que recebe-lo muitas vezes na Eucaristia.

- S.Tereza: Não há melhor meio para se chegar a perfeição do que a comunhão frequente. Oh, como o Senhor a vai aperfeiçoando de um modo admirável!
- Falando de uma maneira geral, as pessoas comungam com mais frequência geralmente são mais avançadas na perfeição. Nos mosteiros onde se frequenta ,as a comunhão, ali existe mais amos. Eis porque os santos padres louvaram e incentivaram a comunhão frequente e até diária.
- Concilio de Trento: a comunhão liberta-nos das faltas diárias, protege-nos dos pecados mortais.

- S.Bernardo: diz: A comunhão reprime os movimentos da ira e sensualidade, as duas paixões que mais fortemente e mais vezes nos assaltam. A comunhão destrói as tentações do demônio, dá-nos uma grande inclinação para as virtudes e agilidade em pratica-las, uma grande paz, tornando-nos assim mais fácil e agradável o caminho da santificação.
- De modo especial, nenhum outro sacramento faz crescer tanto o amor de Deus nas almas, como a Eucaristia, onde Jesus se dá todo para nos unir inteiramente a ele através de seu amor.

- S.João Ávila: Quem se afasta da comunhão frequente faz o papel do demônio, porque o demônio tem ódio da Eucaristia, onde as pessoas recebem grande força para progredir no amor de Deus.

            27. Para comungar bem, é preciso fazer uma conveniente preparação. A primeira preparação para se poder comungar bem todos os dias ou muitas vezes durante a semana é:
1.      Evitar toda falta deliberada, isto é, cometida de olhos abertos.
2.      Praticar muita meditação.
3.      Mortificar os nossos sentidos a paixões.
- A preparação mais próxima para a comunhão é tudo isso, mais todas as orações que se fazem antes da comunhão.

            28. Para tirar grandes frutos da comunhão é conveniente fazer depois a ação de graças. O tempo que segue a comunhão é “tempo de ganhar muitas graças de Deus”.

- S.Maria Madalena Pazzi: O tempo mais apropriado para crescermos no amor de Deus é aquele que segue após a comunhão.
- S.Tereza: Não percamos tão boa ocasião de negociar com Deus! Ele não costuma pagar mal a hospedagem, se o recebemos bem.

Fuga da Comunhão
            29. Certas pessoas tímidas, aconselhadas pelo seu confessor a comungar com mais frequência, costumam responder: eu não sou digna.
Não sabes que quanto menos comungas mais indigna te tornas, porque sem a comunhão terás menos força e cairás em mais faltas?
- Obedece ao confessor, deixa-se guiar por ele!  As faltas, quando não plenamente voluntárias, não impedem a comunhão. Das tuas faltas, a maior é a de não obedecer ao teu confessor.

            30. Mas, dirá ainda: Mas eu levei uma vida má no passado!
- Não sabes que tem mais necessidade do médico e dos remédios justamente a pessoa que está mais doente? Jesus na Eucaristia é médico e remédio.
- S.Ambrósio: Eu, que sempre peco, preciso sempre do remédio ao meu alcance. Este pão do céu requer que se tenha fome, ele quer ser DESEJADO. Este pensamento: “Hoje eu comunguei, amanhã eu vou comungar” nos torna atentos pata fugir do pecado e fazer a vontade de Deus!
            Mas eu não sou fervoroso.
- Se falas do fervor sensível, isso não é necessário e Deus nem sempre o dá até mesmo as pessoas mais piedosas. Basta que tenha o fervor de ima vontade resolvida a ser toda de Deus e a progredir no amor de Deus.
- Gerson diz que quem deixa a comunhão por não sentir a devoção que DESEJARIA sentir, faz como aqueles que não se achegam ao fogo porque sentem frio.

            31. Quantas pessoas deixam de procurar a comunhão para não se sentirem obrigadas a viver com maior recolhimento e maior desapego das coisas desta terra. Esse é o motivo verdadeiro porque muitos não comungam com maior frequência. Sabem que a comunhão diária não pode estar junto com o DESEJO de aparecer, com a vaidade no vestir, com o apego aos prazeres da gula, as comodidades, as conversas maldosas. Sabem que deveria haver mais oração, praticar mais mortificações internas e externas, maior recolhimento. É por isso que se envergonham de aproximar mais vezes da comunhão. Sem dúvida, tais pessoas fazem bem em deixar a comunhão frequente enquanto se acham neste estado lastimoso de tibieza. Mas deve sair dessa situação de tibieza quem se sente chamado a uma vida mais perfeita e não quer pôr em perigo a própria salvação eterna.

            32. É também muito bom para se manter com fervor espiritual, fazer frequentemente a “Comunhão espiritual”, louvada pelo Concílio de Trento, que exorta os fiéis a pratica-la. Ela consiste num fervoroso DESEJO de receber a Jesus Cristo na Eucaristia.
- Por isso os santos a faziam varias vezes ao dia.
- O modo de faze-la é este:
“Meu Jesus creio que estais no sacramento da Eucaristia. Amo-vos e DESEJO vos receber; vinde a minha alma. Uno-me a vós e vos peço que não permitais que nunca me separe de vós”.
- Ou então, simplesmente:
“Meu Jesus, vinde a mim, eu quero vos receber para que vivamos intimamente unidos e não vos separeis de mim”

- Este tipo de comunhão espiritual pode ser feito varias vezes ao dia, quando se reza, ou se faz uma visita ao Santíssimo Sacramento ou também na missa quando não se pode comungar.
- A Bem aventurada Agueda da Cruz costumava dizer:
“Se não me tivessem ensinado este modo de comungar muitas vezes ao dia, não sei como poderia viver”


A Prática de amor a Jesus Cristo Cap VIII– Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário